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Começando um e-commerce com pequeno orçamento para o marketing

Você está abrindo um E-Commerce, mas ainda não sabe qual direção tomar quando o assunto é marketing, certo? Acredito que um dos maiores problemas de quem está começando é o assédio de ferramentas que prometem o aumento da sua taxa de conversão. A variedade é tanta que o pequeno empresário acaba fechando várias dessas ferramentas, mesmo sem antes ao menos ter iniciado o básico ou extraído o máximo de outros serviços já implantados.

Antes de tudo você precisa ter bem definido o tipo de produto e para qual público você irá direcionar sua estratégia de marketing. Iniciar uma empresa generalista, tentando atingir vários públicos, pode ser um erro – você irá queimar muito investimento até encontrar qual realmente está gerando conversão. Após essa definição, o empreendedor deve arregaçar as mangas e começar a executar. A seguir, separei alguns pontos que eu acho importantes serem abordados:

1 – Marca

Acredito que esse seja o principal pilar. É onde sua marca se tornará grande (ainda que seja pequena). Invista em um branding e fotos para o consumidor se identificar com a sua empresa – e criar desejo por ela.

Tente descobrir o que gera valor para seu consumidor nesse momento. Uma simples cartinha escrita à mão pode te diferenciar do seu concorrente e fazer esse cliente realizar uma nova compra no seu site.

2 – SEO

Comece gerando conteúdo sobre o que é relevante para seu consumidor no momento de compra do seu produto. Por exemplo: aqui nós vendemos móveis. Por isso sempre publicamos dicas de como comprar móveis, como decorar o espaço ou algo relacionado à reforma residencial.

3 – ADS

De acordo com a sua verba de marketing defina qual será a melhor estratégia. Caso você tenha um produto de mercado (não exclusivo), opte por concentrar o investimento em Google Ads. Dessa forma você começará a ter um retorno mais imediato.

No caso de você possuir um produto exclusivo, o primeiro passo será gerar o desejo. Acredito que o Facebook ou o Instagram são as redes sociais mais indicadas, pois você conseguirá divulgar seu produtos e as pessoas criarão o desejo de compra sobre eles.

Entretanto, para ambos os casos o importante é ficar muito atento ao CPA e ROAS de cada uma das campanhas – observe em o quanto está retornando a cada R$ 1 investido.

4 – E-mail

Como dizem, o LEAD é o um dos maiores patrimônios da sua empresa. Trate ele como único! Envie e-mail super personalizado, de acordo com a segmentação do seu cliente. No começo isso pode ser feito com ferramentas bem acessíveis.

Conclusão

No começo de uma empresa, o empreendedor tem que fazer de tudo um pouco e acaba se preocupando mais em fazer coisas novas ao invés de extrair o máximo do que já está rodando. Não é diferente para nossos clientes que muitas vezes nos questionam sobre o que fazer, por isso mesmo, e nossa dica é  extrair ao máximo das que já estão implantadas.

Fique de olho nos dados após as implementações acima. Defina um período de análise, diário ou semanal, e acompanhe sessões, taxa de conversão, receita e ticket médio. Com passar do tempo você inicia uma análise mais ampla e o que cada canal está convertendo e qual o custo de cada um deles. Com esses dados você decide o que realmente está gerando conversão.

Fonte: E-Commerce Brasil